sexta-feira, novembro 10, 2006

O maravilhoso mundo Disney

No outro dia a minha mulher deu a ideia de irmos um dia à Eurodisney, ou Disneyland Paris ou lá como se chama, porque até são umas férias diferentes para se ir em família. Até é, claro que os adultos até acham mais graça àquilo que a criançada, mas pronto, isso agora, como diria a outra, não interessa nada.
Isto das férias em família pôs-me a pensar no contra senso de ir à Disneyland, qualquer que ela seja. Uma família de visita ao parque do mundo Disney. Ou melhor, do mundo das famílias monoparentais que atravessam o tempo. Até podem achar esta afirmação estranha, mas já repararam na essência da mensagem dos filmes da Disney? Claro que além dos valores normais da amizade, honestidade e outras lamechices tais, porque é que dão esses senhores tanta importância às famílias monoparentais? Não estão a ver o filme? Ora encostem-se lá, e façam pouco barulho a comer as pipocas...
Alguém se lembra de ter visto a mãe da Pocahontas? E Ariel, é filha do Rei Neptuno e de mais quem? O Nemo, que além de ser um peixe deficiente, com uma barbatana mais pequena que outra, vive só com o pai. Até podem dizer que o Simba tem os dois, não fosse a história girar em torno... da morte do pai. Cinderela, Branca de Neve... Até em filmes mais modernos como por exemplo Toy Story, alguém se lembra de ver o pai do Andy? Com quem mora Lilo? Quem é a mãe do Chicken Little? E o Pinóquio, o mais parecido que tem de um pai, é o Gepetto... Até todas aquelas personagens dos livros de BD não têm pais. São todos sobrinhos e primos, mas estranhamente não há irmãos. Ou seja, o Donald é tio de três patos, que nem sequer sabemos se são irmãos, e se são sobrinhos, não haveria de haver um irmão do Donald? Não. Há um Tio Patinhas, um primo sortudo, mas nada de irmãos. Lá mais para a frente apareceu o filho do Pateta. Mas lá está, filho sem mãe. Diz-se que o Pluto é filho da Pluta. Mas até isso são só rumores...

5 Comments:

At 9:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pensou e disse...
Beijo.

 
At 10:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ahahaha opa Fernando demais!!!

Boa boa boa...não acabaste com este :D

Já me estava a preparar para te enviar um mailito a dizer para voltare!! ;)

Beijos (recatados) da Princesa

 
At 10:32 da tarde, Blogger Anabela said...

Caro Fernando,

parece que nos voltámos para o mesmo leit motiv...

Ah! Ainda bem que este seu blog não sofreu o abandono do autor!

 
At 10:38 da tarde, Blogger Custódia C. said...

Mas que análise tão interessante ao Mundo Disney. Nunca tinha pensado em tal. Gostei!

 
At 11:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro fernando,
Nem todas as famílias são monoparentais, lembro-me de várias séries da Disney onde os meninos, ou os animais personificados, têm pai e mãezinha.
Mas a meu ver, o facto dos filmes de renome têm essa característica em comum porque, agora já é mais comum, mas quando começaram a inventar essas histórias, foi especialmente para os filhos de pais divorciados, ou viuvos, para os meninos não se sentirem mal, e sonharem um pouco com as personagens.
Coitadinhos,no século passado não era muito comum essa situação, então as crianças viam-se nas personagens, e também as outras crianças deixavam de ver os frutos de familias monoparentais com repudia ou diferença.
É a minha (longa) opinião.
BJ

FM

 

Enviar um comentário

<< Home