terça-feira, novembro 28, 2006

Um palmo de metro


Desde 1959 que o Porto sofria de um grande drama. O Metro tinha sido inaugurado na capital, os lisboetas igualavam-se aos habitantes das grandes capitais europeias que percorriam quilómetros debaixo da confusão urbana das metrópoles. Aos habitantes do Porto restava o consolo de ouvirem a eterna piadinha que atravessou décadas O senhor desculpe, onde é a estação do metro?.
Finalmente (e bem depois da Carris ter em serviço o Eléctrico de Algés) em 2002, os portistas tinham a Empresa de Metro do Porto, com 60 Kms de extensão dos quais 8 são (pasme-se!) debaixo de terra...
Hoje, aquele comboio é o orgulho da terra! É o primeiro metro da Europa que atropela pessoas em andamento, pára com as chuvas invernosas e carros entram pelo tunel adentro.
Será por não ser subterrâneo? Mas se não é subterrâneo porque chamam Metro? Se chamam Metro, porque é que o eléctrico de Algés também não se chama Metro? Como diria Floribella tou tão confusa...

5 Comments:

At 6:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ou como dizem os tripeiros: "E na peida? Não vai nada????"

 
At 11:13 da tarde, Blogger Custódia C. said...

Depois de ver um carro a andar pelos trilhos, já acredito em tudo e não vejo confusão em nada!

 
At 2:29 da tarde, Blogger Anabela said...

Essas dúvidas, vais ter que as tirar com os bimbos, lá de cima... Mas leva um tradutor. lol

 
At 9:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olha, eu entao estou numa cidade que lhe pode faltar muita coisa, mas sem duvida que nao sinto falta de metro, mas do electrico até sim... tenho saudades dos passeios com os cabelos ao ventos pela parte velha da cidade entre ruas estreitinhas, sem pressas nem horarios para chegar a lado nenhum... isso sim, chama-se qualidade de vida!

 
At 10:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ahahaha epa Fernando eu própria também tenho essas questões... ;)

Beijos

 

Enviar um comentário

<< Home