domingo, maio 15, 2011

O bebé chorão

No mundo que consome arte, há os apreciadores e os entendidos. Infelizmente há também aqueles que não distinguem uma pincelada de Monet ou uma cinzelada de Rodin. Fiquemo-nos pelo primeiro grupo, por aqueles que não sendo entendidos, são apreciadores ao ponto de conseguir ligar bailarinas a Degas, paisagens e lanches ao ar livre a Manet, girassóis a Van Gogh e haitianas a Cézzane.
No nível abaixo dos comuns dos mortais estarão aqueles que não duvidarão de forma alguma que La Gioconda será de mestre Leonardo Da Vinci, Os Girassóis de Van Gogh ou La Guernica de Picasso. São quadros que nos habituámos ao longo dos anos a ver, e vaidosos (além de mortos) estarão todos esses artistas. Todos? Bem... Todos talvez não. Da mesma forma que existe uma aldeia gaulesa que resiste hoje e sempre ao invasor, haverá concerteza um artista do qual não saberemos nunca o nome. Um artista desconhecido, mas que todos conhecem a sua grandiosa obra.Bem, grandiosa será talvez um pouco exagerado. Conhecida é sem dúvida. Não estarei concerteza muito longe da verdade se disser que todos conhecem O Quadro do Menino Que Chora, à venda em todas as feiras da especialidade. Pois quis o destino que me cruzasse in loco com tal obra. Sim, em casa dos meus sogros, no quarto onde durmo reside aos pés esse menino. Todas as manhãs, por muito bem disposto que eu acordasse, o fdp do petiz me cumprimentava com aquele ar de quem deveria receber o rendimento mínimo mas que o FMI tirou... Raios partam o míudo!

2 Comments:

At 11:28 da manhã, Blogger mundo meu said...

Giovanni Bragolin era o artista que pintava os meninos que choram, pintou perto de 30. Mas sinceramente o tema é tão triste, o que raio é que lhe teria dado na cabeça para pintar tal tema...

 
At 7:06 da tarde, Blogger Fernando Almeida said...

As coisas que eu (ainda) aprendo contigo...

 

Enviar um comentário

<< Home